quarta-feira, 14 de abril de 2010

O GRANDE DIA DO SENHOR ESTÁ PERTO.

O grande dia do Senhor está perto; sim, está perto, e se apressa muito; ei-la, amarga é a voz do dia do Senhor; clama ali o homem poderoso.
Aquele dia é dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas.” Sofonias 1:14-15.
Nota: o livro de Sofonias tal como o de Joel, centram-se no “grande dia do Senhor”. Para compreender o significado desta expressão estudaremos alguns textos da Bíblia, estamos certos que o Espírito Santo que guiou os Seus profetas nos guiará também neste estudo.
1. Outras referências ao “dia do Senhor”.
• “Dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de negrume! Como a alva, está espalhado sobre os montes um povo grande e poderoso, qual nunca houve, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração.” Joel 2:2.
• “E o Senhor levanta a sua voz diante do seu exército, porque muito grande é o seu arraial; e poderoso é quem executa a sua ordem; pois o dia do Senhor é grande e muito terrível, e quem o poderá suportar?” Joel 2:11.
• “O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.” Joel 2:31
Nota: Joel 2:2, apresenta este acontecimento como “dia de trevas”, a linguagem pode compreender-se de forma figurativa, como de advertência; ou literal, como “trevas” causadas pelas pragas, tal como o Egipto foi assolado (Êxodo 10). Em Joel 2:31 anuncia-se o escurecimento do sol.
No texto ainda fala de “alva” (hebreus shajar – a luz que precede o amanhecer), um contraste entre trevas e alvor da madrugada, este é o tema.
2. Dá a Bíblia alguma ideia acerca do tempo do “dia do Senhor”, em que vai acontecer este contraste entre trevas e alva?
• “Uivai, porque o dia do Senhor está perto; virá do Todo-Poderoso como assolação.” Isaías 13:6.
• “Pois as estrelas do céu e as suas constelações não deixarão brilhar a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não fará resplandecer a sua luz.” Isaías 13:10
Nota: Esta expressão “dia do Senhor” aparece pelo menos 20 vezes no Antigo Testamento. Tem sempre uma relação com o castigo divino sobre a cidade ou nação (nunca para referir-se ao castigo individual, de uma só pessoa), relaciona-se também com o castigo final que virá sobre todos os habitantes da terra. É a ocasião quando o Deus Eterno conclui o tempo da história, termina o Seu tempo de graça, seja sobre uma cidade, nação ou quando selará o destino de todos os homens.
Entre o tempo de “trevas” e o começo da “alva” é um período em que os homens e as nações são livres para exercer a faculdade de escolher, eleger entre o bem e o mal, mas quando chegar o “dia do Senhor”, a vontade de Deus será suprema, pois já não haverá limites para o exercício da vontade humana.
3. Encontramos um texto na Bíblia que na leva a perceber esta passagem do momento (trevas e alba)? Sim!
• E vi quando abriu o sexto selo, e houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro..., e a lua toda tornou-se como sangue; e as estrelas do céu caíram...” Apocalipse 6:12,13.
Nota: Os acontecimentos do sexto selo revelam a destruição do mundo físico. O profeta Joel usou estas figuras de um tremor de terra para descrever os cataclismos na natureza no dia do Senhor (Joel 2:10; cf. Isaías 13:9-11; Amos 8:9).
Dado que ao tremor de terra segue-se o escurecimento do sol, resta que a alva desabrocha em seguida.
• “Porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir?” Apocalipse 6:17.
• “E o Senhor levanta a sua voz diante do seu exército, porque muito grande é o seu arraial; e poderoso é quem executa a sua ordem; pois o dia do Senhor é grande e muito terrível, e quem o poderá suportar?”
Nota: Uma classe de pessoas – os que elegeram não preparar-se – clamarão “aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto d´Aquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro.” Apocalipse 6:15,16. (Ver também Sofonias 1:14).
Outra classe de pessoas – elegeram preparar-se para este dia do Senhor – dirão naquele dia: “Eis que Este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e Ele nos salvará; Este é o Senhor, a quem aguardávamos; na Sua salvação gozaremos e nos alegraremos.” Isaías 25:9.
4. De quem devemos buscar auxílio, para estar de pé no “dia do Senhor”?
• “Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor.” Sofonias 2:3
• “Confiai sempre no Senhor; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna.” Isaías 26:4 (ver também Joel 2:12,13,32)
5. Que apelos nos faz Deus, a nós pessoalmente?
* “11 Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade,
12 aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
13 Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça.
14 Pelo que, amados, como estais aguardando estas coisas, procurai diligentemente que por ele sejais achados imaculados e irrepreensível em paz.” 2ª Pedro 3:11-14.
Conclusão: Visto que toda a forma de pecado será completamente destruída, é necessário que os que sabem que o “dia do Senhor” está iminente, em que este mundo será completamente reduzido a cinza pelo fogo, devemos ser diligentes em buscar a Cristo para que elimine todo o traço ou vestígio de pecado nos nossos pensamentos e coração.
O texto de 2ª de Pedro, apela a andar “em santidade e piedade”. Ambos os substantivos estão no plural no contexto grego, o que mostra que Pedro procurava que o seu pensamento fosse totalmente abrangente. Ele desejava que todos os seus leitores pusessem cada detalhe da sua conduta em harmonia com as mais elevadas normas cristãs.
Este é o apelo do Senhor tão misericordioso e compassivo, Ele quer alcançar-te a ti e a mim.
Que o Espírito Santo nos unja com o poder revitalizador, amem.

Sem comentários:

Enviar um comentário