terça-feira, 20 de março de 2012

INTRODUÇÃO À PALAVRA PROFÉTICA

Quando abordamos a Palavra de Deus queremos ver nela não somente o quanto os profetas escreveram como também o quanto Deus quer de cada uma das Suas criaturas.
Nós queremos, homens e mulheres do século XXI encontrar nesta Palavra de Deus algumas respostas para algumas inquietações que o desenrolar do tempo longo suscita. Assim, o que nos orientou para a elaboração deste livro foi, exactamente, esta preocupação. No seio de tantas perguntas e na obtenção de tão poucas respostas das religiões existentes, tentámos encontrar na Palavra inspirada uma resposta para a inquietação humana.
Quando se fala em matéria profética, a que responde à maior inquietação humana – o amanhã – cremos encontrar na Bíblia e só nesta – esta mesma resposta, pois é a Sagrada Escritura a maior e única autoridade nesta matéria. Deste modo tentámos abordar a Palavra de Deus sob diversas vertentes, a saber: 1- Ao falarmos de profecia – tal como ela se encontra na Bíblia – como é que esta é vista e analisada pelas diferentes escolas de interpretação profética; 2- Depois, podemos ver como, na verdade, Jesus Cristo é, efectivamente, a figura central incontestável das Sagradas Escrituras; 3- A Bíblia tem necessidade de falar sobre si mesma, isto é, se faz esta ou aquela afirmação numa linguagem, aparentemente, estranha, obscura ou difícil, deixemos que ela fale de si mesma. A nossa tendência natural é abordarmos a Palavra de Deus com as nossas ideias pré concebidas, ou ainda, extrairmos um texto do seu contexto, fazendo-a, desta forma, dizer aquilo que ela nunca disse, adulterando-a. E por esta razão, olhemos para a existência das inúmeras confissões religiosas! 4- Deixemos a Bíblia falar de si mesma; interroguemo-la e ela explicar-se-á a si mesma. Não introduzamos nela o que pensamos que deve ser assim ou que deverá ser interpretado desta ou daquela maneira. Nunca esqueçamos que a Bíblia é um todo harmónico e, acima de tudo, coerente.
Sob todo este contexto, tentámos examinar as Sagradas Escrituras, nomeadamente: 1- a estrutura profética de dois livros proféticos capitais para o século XXI – Daniel e Apocalipse. Terão estes livros a tal resposta às tais inquietações deste século ou será que tudo está no passado ou então, num futuro muito distante?; 2- depois tentámos analisar outra fonte de textos que consideramos capitais, neste contexto profético, para que pudéssemos ver se a mesma estrutura profética está presente nestes mesmos escritos. Ou seja, se a ordem ou sequência dos acontecimentos é a mesma à medida em que são descritos; 3- Analisámos, de uma forma mais sucinta os últimos dois capítulos do livro do profeta Daniel – capítulo 11 e 12. 4- Finalmente, abordamos uma temática que, em cada dia que passa, ela está presente, paira no ar como uma possível resposta a este tipo de problemas que mundialmente está a ser vivido, ou seja, a aparente confusão diríamos, a todos os níveis, na sociedade, desde o político ao social. Sim, uma Nova Ordem Mundial, onde haja um regime macrocéfalo, como se de uma grande esponja se tratasse – uma nova e única liderança mundial como resposta às sucessivas crises e desorientação política.
Para o efeito, tivemos em conta um livro sobre esta mesma temática, cujo título é, em português: - “As chaves deste Sangue” - escrito na década de 90, por um académico Jesuita Malachi Martin, onde no qual aponta uma previsível solução política de governabilidade para o planeta.
Mas, que projecto este? Algo de novo? Ou nada mais nem menos do que a tentativa para reinstalar o projecto que, no passado, não resultou. Este, biblicamente falando, ficou conhecido como – Torre de Babel. Afinal, iremos ou não assistir, talvez ainda nos nossos dias a semelhante projecto, só que comportará um novo nome, uma hipotética – Nova Ordem Mundial – uma nova era de paz e de prosperidade – assim crêem os mentores de semelhante projecto.
O que é que a Bíblia tem a dizer sobre o assunto? Terá esta – a Palavra de Deus - uma resposta, a exemplo do passado? Se sim, qual? Foi este, também, o propósito que nos levou a examinar estes dois livros proféticos, de excelência, para o nosso tempo – Daniel e Apocalipse.

Sem comentários:

Enviar um comentário